Gestar

Gestar

O Programa Educacional Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de promover a formação dos professores de língua portuguesa e de matemática com vistas a fortalecer o ensino e a aprendizagem destas disciplinas nos ensinos fundamental I e II. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia parte da proposta base do MEC e implementa em sua rede com inovação metodológica o atual modelo operacional, o GESTAR na ESCOLA, cuja estrutura organizacional traz em seu bojo o princípio das ações colaborativas junto à instituição de ensino em prol da elevação do desempenho dos estudantes. Nessa perspectiva, o Projeto integra o currículo da educação básica e atende com foco na aprendizagem do estudante. 
Desenvolvem-se propostas didáticas em diálogo com as diretrizes curriculares para o ensino e aprendizagem na promoção da interdisciplinaridade, fundamentada na descoberta de saberes, na mobilização e na coordenação de conhecimentos construídos coletivamente e no incentivo a atividades científicas.

A prática docente é o foco da formação, que traz em seu planejamento a sala de aula como objeto das ações pedagógicas propostas diretamente ao professor. A metodologia conta com encontros presenciais regulares com os professores, de modo que a partir da formação implementa-se a utilização de um plano referencial de curso, pelo qual se desdobram ações pedagógicas envolvendo os estudantes com recursos dirigidos a cada ano/série, numa dinâmica que perpassa a produção de material didático, sequências didáticas, socialização de experiências vivenciadas na prática docente, uso de novos aplicativos tecnológicos, acompanhamento do processo pedagógico por meio de visitas às escolas, e aplicação da avaliação estudantil unificada. Os programas de ensino são, portanto, adequados a cada realidade escolar, mediante discussão pelos grupos nos diversos espaços de formação do professor, como no ambiente de Atividade Complementar – AC.  Os materiais didáticos, como os cadernos de atividades complementares, as apostilas de revisão, simulados, atividades extraclasse estudantil, simulados e a referida avaliação, disponibilizados aos estudantes, integram o acervo do professor como apoio para a organização de seu trabalho em sala de aula. Seus conteúdos, previstos nos programas de curso, investem no desenvolvimento de competências e habilidades compreendendo o sujeito nas dimensões afetiva, pessoal e social. 

De todas as atividades propostas pelo Gestar é a formação continuada em serviço aquela que impulsiona todas as suas ações, vez que é por meio dos saberes construídos coletiva e colaborativamente que os conhecimentos são lançados empreendendo novas práticas pedagógicas favoráveis à aprendizagem estudantil. O histórico registra atendimento em 276 municípios da Bahia, nos quais faz parceria com 652 escolas estaduais, beneficiando aproximadamente 224 mil estudantes. 

O Projeto, portanto, busca empreender propostas consoante o seu objetivo de potencializar a escola pública para elevar os seus indicadores de qualidade apontados pelas políticas públicas atuais de educação. A participação do professor e do estudante, marcada por entusiasmo, compromisso e cumplicidade é o grande diferencial frente às mudanças que se almejam consolidar rumo à instituição de práticas cotidianas fortalecedoras do papel docente e da garantia do direito estudantil de aprender.

Notícias Relacionadas