Trabalhadoras da Educação são homenageadas com atividades culturais

Dança, exibição de filme e roda de prosa marcaram o primeiro dia da programação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado anualmente em 8 de março. Mulheres trabalhadoras, que atuam em diferentes setores, a exemplo de professoras, secretárias e gestoras, participaram do evento realizado na tarde desta segunda-feira (7), no auditório da Secretaria. As homenagens prosseguem nesta terça-feira (08), com a participação especial da Banda JP (Juventude Parqueana), da Escola Parque e de Julie de Assism semifinalista do programa The Voice Kids.
 
Nesta segunda, foi exibido o filme ‘A Fonte das Mulheres’, que trata de questões como violência contra a mulher. Além disso, as dançarinas Lorena Rios e Lorena Lisbôa misturaram diversos estilos musicais numa apresentação de dança. “Adorei o filme e me identifiquei muito com as personagens porque aborda a força e garra que nós mulheres devemos ter no nosso dia a dia e a dança mostrou nosso lado sensível e dinâmico”, afirma a colaboradora Claudete Queiroz.
 
Fotos: Emerson Santos
Outro momento de destaque foi a ‘Roda de Prosa’ com o tema ‘Saúde das Professoras/Gestoras: Saberes, Fazeres e Prazeres – A Pedagogia do Bem Viver!’, com a participação da psicóloga Ada Costa, a coordenadora do Programa Saúde do Professor, Regina Borges e a coordenadora de Educação para a Diversidade, Érica Capinan, da Secretaria da Educação do Estado.
 
“Este é um momento de discussão sobre o repensar do papel da mulher na sociedade, do empoderamento feminino e da luta por nossos ideais. Nós estamos no terceiro milênio e já passamos dessa guerra de sexos de quem pode mais, pois, devemos refletir qual é o nosso lugar e qual é o nosso comportamento neste espaço”, destaca a psicóloga Ada Costa.
 
De acordo com a professora Sandra Simões, o encontro serviu para socializar informações sobre a importância da mulher no mundo do trabalho e na vida cotidiana. “Achei muito pertinente essa iniciativa da Secretaria ao promover esse diálogo aberto sobre cuidados com a saúde da mulher, em especial, nós que somos servidoras e trabalhamos por uma educação de qualidade. Gostei muito da programação envolvendo a dança e a linguagem do cinema”, ressalta a educadora.
 
Março Lésbica – Entre os dias 13 e 31 de março, acontece em sete municípios do Estado, o IV Março Lésbica, lançado há quatro anos para tratar não só da educação dessa população, mas, também, de questões como saúde, qualidade de vida, ancestralidade e resistência feminista. A iniciativa é uma demanda dos movimentos sociais em parceria com o Estado e as universidades. A Secretaria da Educação do Estado participará de rodas de conversas que serão realizadas nos municípios de Santo Amaro, Cachoeira, Conceição do Coité, Salvador, Lauro de Freitas, Coração de Maria e São Francisco do Conde.

Notícias Relacionadas