Topa realiza encontro com supervisores

O Programa Todos pela Alfabetização (Topa) alfabetizou mais de 1,1 milhão jovens, adultos e idosos na Bahia. Ainda em 2013, mais 250 mil pessoas devem ser alfabetizadas por meio do programa. Para discutir as estratégias e melhorar a qualidade pedagógica da 6ª Etapa do programa, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu o I Encontro para Supervisores, realizado em Salvador.

O evento contou com a participação dos 32 supervisores do programa que atuam no interior do Estado. Questões sobre o pedagógico, o financeiro e a logística foram abordadas no encontro, além das estratégias para acompanhamento das turmas, principalmente aquelas dos municípios prioritários e que atendem um público específico, como os privados de liberdade, quilombolas, indígenas, pescadores e ciganos.  Também esteve na pauta, a aplicação dos testes cognitivo pelo Instituto Paulo Freire e a apresentação da nova ferramenta do Gestão Topa (GTOPA).
 
A coordenadora geral do Topa, Elenir Alves, ressalta que o encontro é fundamental para melhorar a efetividade social e a qualidade pedagógica do programa. “O Topa é uma política pública de educação com os jovens, adultos e idosos que não tiveram oportunidade de serem alfabetizados na idade certa. Outros estados utilizam da nossa metodologia como referência. Isso é o reflexo do esforço e do trabalho de pessoas como os supervisores que desempenham suas atividades com  carinho e cuidado para nossos alfabetizandos”.  

O encontro foi considerado enriquecedor para os participantes.  “O contato com outro colega é grandioso. A gente socializa as dificuldades e soluções. Aprendemos com a experiência. Minhas dúvidas foram esclarecidas e a metodologia foi muito bem trabalhada”, afirma a supervisora Erika Feitosa, da Direc 10. Já Rosa dos Santos, da Direc 26, destacou que o encontro permitiu um maior entendimento do Topa. “Em um dia deu para eu perceber e entender a abrangência do programa e da sua importância na sociedade”.
 

Notícias Relacionadas