Secretaria quer aumentar permanência de estudantes na escola

Teve início na quarta-feira (29/08), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana, o primeiro dos cinco Encontros Formativos de Educação Integral para dirigentes escolares, professores e técnicos das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). O evento, que mobilizou mais de 300 participantes, representando 120 escolas de 75 municípios, contou com a presença do secretário Osvaldo Barreto.

A política de Educação Integral está em expansão na Bahia. Atualmente, mais de 50% das escolas da rede estadual oferecem atividades educativas complementares (arte, cultura, esporte, acompanhamento pedagógico, meio ambiente, entre outras), beneficiando mais de 350 mil estudantes em todo o Estado.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação


Durante o  encontro, que prossegue até quinta (31/08), palestras, oficinas formativas, apresentação de painéis e mesas-redondas serão realizadas com o objetivo de  capacitar os profissionais das 260 escolas que passaram a ofertar a Educação Integral com a implementação dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador.

Segundo o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, a iniciativa da  Secretaria está voltada para um olhar preciso da educação integral, a partir de um projeto político-pedagógico, com programas consistentes como o Mais Educação e o Ensino Médio Inovador. “Estarmos aqui, reunidos, com o propósito de criar condições de capacitação de nossos professores. Nossos projetos visam à qualificação do ensino, a ampliação do tempo de permanência do estudante na escola, garantindo um reforço do aprendizado das disciplinas básicas: português e matemática”.

A superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Amélia Maraux, ressaltou que este é o primeiro encontro para discutir com gestores de escolas  e professores envolvidos no projeto de implementação da educação integral nas escolas da rede. “Nosso projeto de expandir a permanência do aluno na escola  aumenta as oportunidades e promove aprendizagens significativas. Para tanto, é preciso planejar a educação integral a partir do projeto políticopedagógico e para além dos Programas Mais Educação e Ensino Médio inovador”.

A professora Márcia Behrens, do Colégio Jenny Gomes (Salvador), presente no encontro, disse que, na sua unidade escolar, o programa Mais Educação está sendo implantado. “Este evento é uma oportunidade de conhecermos a dinâmica do programa que dará suporte ao ensino integral e ampliará o horizonte dos estudantes”.

A diretora do Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo, Marilurdes Silva Gomes, disse que o encontro será, também, “um canal de troca de experiências”. A colega Luciana Santana completa: “estamos na expectativa de multiplicar esse programa de educação integral de maneira efetiva”.

Os demais encontros acontecem em Eunápolis (dias 03 e 04/09); Vitória da Conquista (dias 05 e 06/09); Barreiras (dias 10 e 11/09) e Senhor do Bonfim (dias 12 e 13/09).

Ensino Médio Inovador – O programa atende, aproximadamente, 150.700 estudantes do ensino médio da rede estadual da Bahia.  O objetivo é estimular o desenvolvimento de atividades que diversifiquem o currículo, a partir dos eixos trabalho; ciência; tecnologia e cultura. Este ano, o programa passou a atender 132 escolas. Em 2011, eram apenas 24 unidades atendidas.

O Ensino Médio Inovador também abrange a readequação dos espaços físicos das unidades escolares e a aquisição de equipamentos com o objetivo de garantir a permanência dos estudantes nas escolas em jornada ampliada. Durante o tempo que permanecem em atividade na escola, eles têm direito a lanche e almoço.

Mais Educação – O programa beneficia 199.714 estudantes do ensino fundamental, em 644 escolas estaduais baianas. As unidades escolares que integram o programa adotam jornada diária com, no mínimo, sete horas, promovendo atividades educativas complementares. Quem opta pela educação integral tem direito a três refeições diárias, inclusive o almoço. Entre os 10 macrocampos de conhecimento oferecidos pelo programa Mais Educação, a escola pode escolher seis, sendo um deles obrigatório, que é o acompanhamento pedagógico.

 

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