Secretaria promove 'Diálogos com a Juventude' sobre a mulher e os desafios da contemporaneidade

Fotos: Eugênio Rocha - Ascom/IAT
Estudantes da rede estadual de ensino da Bahia participaram, nesta sexta-feira (29), de uma aula diferente. Recheado de música, poesia, artes visuais e dança, o encontro Diálogos com a Juventude, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, trouxe para o auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que pertence à estrutura organizacional da SEC, uma programação com amplo debate sobre a “Mulher e os desafios da contemporaneidade”.

Estudantes do Colégio Estadual Noêmia Rêgo, Natália de Jesus Sobral e Carolaine Santos aproveitaram cada minuto do encontro. “Achei muito interessante. É um tema que precisa ser mais discutido na escola. Temos que ter direitos iguais. Já vi muitos casos de assédio e precisamos falar sobre o assunto, sobre o machismo e o feminismo”, disse Carolaine. Já Natália se sente mais fortalecida após o encontro. “Gostei muito da temática e me sinto mais empoderada para poder debater com meus amigos, colegas e, também, com a minha família”.

Além das palestras e apresentações culturais, o Diálogos com a Juventude trouxe a jornalista Beatrice Imperial. Transexual, ela contou para o público um pouco da sua história e respondeu, com muito bom humor, perguntas dos estudantes sobre gênero e sexualidade. “Este debate é importante e deveria ser básico, afinal é no ambiente escolar que estamos formando, que estamos educando. E se a gente não fala sobre gênero, sexualidade, identidade, acaba que educamos de forma incompleta. No momento político que vivemos, ouvir os jovens é fundamental”, disse.

A coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria da Educação, Jurema Brito, ressaltou a importância desta abordagem.  “Este encontro surge da necessidade de ampliarmos o diálogo com os estudantes da rede, trazendo convidados que enriqueçam o debate sobre a temática abordada que, neste caso, é em referência ao mês das mulheres, o desafio das mulheres na contemporaneidade”.

A ouvidora Vilma Reis, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, participou do evento apresentando dados importantes sobre a violência contra a mulher e jovens negros. “Estou encantada com a potência que este chamado, que este encontro gera, juntando o debate político com a arte, que muitas vezes é difícil fazer no dia a dia. Aqui vemos os jovens discutindo isso com qualidade e isso me deixou muito impressionada e desejando que este processo se fortaleça”, disse.

A próxima edição do Diálogos com a Juventude está prevista para o mês de maio e deverá trazer a Diversidade como temática principal do encontro.

Fonte: Ascom IAT