Secretaria e UNILAB alinham ações voltadas para o fortalecimento da Educação Básica

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu uma reunião, nesta quarta-feira (17), com a diretora do campus Malês, Mirian Reis, da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada no município de São Francisco do Conde. Na pauta, foram discutidas ações de parceria voltadas para o fortalecimento da Educação Básica. Uma das principais pautas foi a formação inicial e continuada de professores. O diálogo envolveu,  ainda,  a matriz curricular nas unidades escolares e o incentivo à segunda graduação de docentes.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que as parcerias com as universidades são  estratégias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. “Estamos trabalhando para discutir projetos que possam integrar a Educação Básica e o Ensino Superior. Queremos fazer esse intercâmbio, possibilitando a qualificação do ensino e beneficiando estudantes e professores. Com o perfil da UNILAB podemos trazer a valorização e o resgate da cultura africana como estrutura formadora de nossa sociedade, principalmente para os alunos da região, com empoderamento e reconhecimento da sua cultura”, contou.

A diretora Mirian Reis, da UNILAB, disse que a instituição está de portas abertas para parcerias que envolvam a rede estadual. “Temos interesse nessa parceria porque também achamos importante essa relação com a Educação Básica. Possuímos cursos de licenciatura, entre eles os de Letras, Pedagogia e História, e também já fazemos um trabalho com as escolas municipais de São Francisco do Conde, discutindo a matriz curricular. Podemos oferecer formações aos profissionais da Educação Básica e temos 89 professores de diversas áreas do conhecimento com, no mínimo, o doutorado, que são muito engajados para esses tipos de projeto”, ressaltou.