Secretaria discute regime de colaboração com a nova diretoria da União de Dirigentes Municipais

Foto: Suâmi Dias Ascom/Educação

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a União de Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (UNDIME-BA) participaram de um encontro, nesta quarta-feira (24), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A primeira reunião da nova diretoria da UNDIME-BA tratou sobre o planejamento para o biênio 2019-2021. Ao dar as boas-vindas aos dirigentes da UNDIME-BA, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre o regime de colaboração com os municípios e destacou o papel da entidade na implementação das políticas públicas educacionais.

“O Estado não consegue fazer uma agenda de Educação se não tivermos a participação das prefeituras e secretarias de educação municipais de forma conjunta. O Currículo Bahia é único, portanto a formação continuada tem que ser unificada, fora outras ações que queremos fazer nas áreas de cultura, esporte e de gestão da escolar. Por isso, estamos, novamente, reafirmando que nosso objetivo é caminharmos juntos, e como encaminhamento já definimos uma reunião para maio, quando a UNDIME-BA irá apresentar um documento com questões de interesse da educação municipal e, assim, a gente irá fazer um planejamento de ações conjuntas”, destacou o secretário Jerônimo Rodrigues.

Para o presidente da UNDIME-BA, Williams Panfile, a reunião foi uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o Estado. “Além do encontro para organizar um planejamento para os próximos dois anos e criar uma agenda para 2019, de maio a dezembro, nós pudemos dialogar com a equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado sobre questões voltadas a ações conjuntas. No último Fórum da UNDIME assinamos um protocolo de intenções com o Estado, no sentido de desenvolver ações focadas principalmente na formação com eixo na Educação Infantil e na Educação Fundamental, além do fortalecimento de avaliação do ensino”, disse.

Ainda estiveram presentes o chefe de gabinete da SEC, Cézar Lisboa, e os superintendentes Manuelita Falcão, de Políticas para a Educação Básica; Manoel Calazans, de Planejamento Operacional da Rede Escolar e Ezequiel Westphal,   superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal; além do coordenador de Articulação dos Núcleos Territoriais de Educação, Helder Amorim.