Secretaria da Educação promove 2º diálogo com gestores e professores sobre a BNCC

Foi realizado na tarde desta terça-feira (15), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, o segundo momento do “Diálogo Construtivo sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC: O que muda nas avaliações externas”. Gestores, professores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares de Salvador e região metropolitana participaram do evento, que tem como objetivo aprimorar a discussão para aperfeiçoar as práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, através do que já está previsto nas Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Ensino Fundamental de Nove Anos e, agora, nas novas Orientações Nacionais.

Segundo a Diretora de Articulação Pedagógica, Edileuza Neris, o que a Secretaria da Educação propõe com os diálogos é oportunizar o conhecimento e o debate, visando à participação dos profissionais da Educação nesse processo que é histórico, contribuindo para que o currículo seja reformulado. “Vivemos um momento histórico que precisa ser vivido plenamente com os nossos professores da rede. E nós, da Secretaria da Educação, temos que fomentar e ampliar o espaço de discussão para que eles possam participar ativamente desse processo”, relata a Diretora.

O debate contou com a participação do Cientista Político, Prof. Dr. Wagner Rezende, da Universidade Federal de Juiz de Fora, que abordou sobre as mudanças que a avaliação em larga escala no Brasil vai sofrer com a BNCC. “Estamos tratando aqui sobre os pressupostos da avaliação em larga escala no Brasil, as características que ela assumiu no contexto nacional e também como ela se desenvolveu nos contextos estaduais e municipais e a justificativa disso, mais especificamente, como a institucionalização da base vai provocar mudanças no cenário da avaliação no Brasil”, explica Rezende que acrescenta.

“A base é um tema relativamente novo e a avaliação, embora não seja tão novo assim, é um tema polêmico, mas é uma política pública educacional que mais tem apresentado durabilidade no Brasil. A avaliação é um instrumento muito poderoso para discutir sobre gestão em nosso país e com a institucionalização da base isso vai sofrer algum tipo de modificação. A avaliação vai ganhar força com a nova base e os gestores e professores precisam ficar atentos a essas mudanças”, completou.

Para o vice-diretor do Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella, Jorge Costa, é importante que todos os envolvidos no processo de aprendizagem participem desses diálogos, e assim ficarem informados e alinhados com a secretaria para que a transição seja feita de forma segura.

“É de fundamental importância, no momento em que o país está mudando toda a base curricular, a gente saber como é que vai se comportar daqui pra frente a grade curricular, quais as novidades que serão implementadas e o quanto a Secretaria está alinhada com as novas mudanças. Estamos aqui para saber como vamos realizar essa transição de forma segura, sem excessos e realmente efetiva e cautelosa, visando uma aprendizagem mais completa na formação dos nossos jovens” afirma.