Secretaria da Educação lança novo Portal na Internet

Usar a tecnologia a serviço da escola. Este é o propósito do novo Portal da Educação, que será lançado nesta sexta-feira (dia 1º de fevereiro), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), às 14h30, com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação, Osvaldo Barreto. O novo Portal apresenta uma convergência de sistemas e conteúdos educacionais à disposição de educadores e estudantes. Entre os destaques, está o lançamento do sistema Transparência na Escola, no qual a sociedade pode acompanhar os recursos financeiros encaminhados e utilizados pelas escolas estaduais da Bahia.

O Portal também vai contar com o Boletim Online, permitindo aos pais e estudantes acompanharem suas notas pela Internet. O Portal traz, ainda, as principais notícias sobre a temática educacional no Estado e no País, além de aulas na Web, áreas para interatividade e mais de dois mil conteúdos educacionais.

“O novo Portal vai ser de grande utilidade para estudantes, pais, educadores e para a sociedade como um todo. O sistema Transparência na Escola, por exemplo, vai permitir o acompanhamento dos investimentos realizados pelas unidades, além de facilitar o processo de prestação de contas para os diretores. O Boletim Online vai permitir aos pais acompanhar as notas dos seus filhos pela Internet. Trabalhamos para levar o máximo de informações para a população. Afinal, o nosso foco é priorizar a escola para melhorar a gestão e a educação dos nossos estudantes”, disse o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação

Facilidade – O sistema Transparência na Escola já vem sendo utilizado com sucesso pelos gestores da rede estadual da Bahia, que gerenciam os recursos encaminhados pela Secretaria da Educação do Estado e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No sistema, são administradas as receitas e as despesas das escolas estaduais, incluindo recursos para o funcionamento cotidiano da unidade, alimentação escolar, conservação da rede física, compra de material permanente e material de consumo imediato, além do investimento com a implementação do projeto pedagógico. A tecnologia também permite a realização da prestação de contas anual pela escola.

Com o lançamento do Portal, todas estas informações estarão acessíveis para qualquer cidadão. “É importante ressaltar o controle social. Agora, a sociedade pode acompanhar de perto e ter acesso às informações dos recursos que são encaminhados para a escola. Além disso, se o gestor for organizado, lançando os registros com regularidade, ao final do ano, a prestação de contas já vai estar toda organizada de uma maneira muito mais simples”, disse José Maria de Abreu Dultra, superintendente de Organização e Acompanhamento da Rede Escolar.

Acompanhamento – Com o Boletim Online, os estudantes vão poder conferir notas e frequência atualizada. “A intenção é facilitar e colocar a família do estudante atualizada sobre o que acontece na vida escolar dele. As informações vão ser disponibilizadas em tempo real. O pai ou responsável também pode cobrar esta atualização das unidades escolares”, disse Eni Bastos, superintendente de Acompanhamento de Avaliação do Sistema Educacional.

Vale destacar que cada unidade escolar terá uma página no novo Portal, onde estarão disponíveis o Sistema Transparência na Escola, Boletim Online, endereço completo, mapa de geolocalização, nome dos gestores, porte da escola, número de estudantes, turnos de funcionamento, além dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Para facilitar a comunicação das escolas com a comunidade escolar, foi criado o e-mail oficial de cada unidade, que também será divulgado em sua página.

Interatividade – O novo Portal traz, ainda, áreas de interatividade, como a Rede Social Espaço Aberto, na qual estudantes e educadores podem produzir, compartilhar e aprender em tempo real, de forma divertida. Os estudantes podem publicar, diretamente no Portal, suas produções culturais e científicas. O Portal também conta com o espaço de Boas Práticas para as escolas divulgarem as experiências exitosas que estão desenvolvendo para melhorar o ensino-aprendizagem.

"Estamos disponibilizando uma série de mídias e tecnologias livres para professores e estudantes do ensino fundamental e médio, com jogos, animações, simulações e sequências didáticas. Sempre com o intuito de estimular o aluno e complementar o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula. O Portal terá, por exemplo, editor de áudio e de vídeo, com os quais os estudantes vão poder interagir. Além disso, a ferramenta abrange a TV Anísio Teixeira, conteúdos da TVE e a Rede Social Espaço Aberto, para compartilhar conteúdos digitais", disse Yuri Wanderley, coordenador geral da rede Anísio Teixeira / IAT.