SEC e SENAI discutem parcerias com foco na Educação Profissional e Tecnológica

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta sexta-feira (12), uma reunião virtual com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para dialogar sobre possíveis parcerias relacionadas à Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual de ensino. O encontro contou com as participações do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues; o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal; a diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT); Cybele Amado; o diretor regional do SENAI, Rodrigo Vasconcelos Alves, entre outros.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre as perspectivas. “O SENAI apresentou um material vasto, que traz pilares que vamos nos debruçar para aprofundar o diálogo em uma agenda de trabalho e uma frente de parceria, visando fortalecer a Educação Profissional no nosso Estado”. A Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual está presente 267 unidades escolares nos 27 Territórios de Educação, com 108 mil estudantes matriculados e 81 centros estaduais (CEEP) e territoriais de Educação Profissional (CETEP).

Após a apresentação do portfólio da oferta de Educação Profissional do SENAI, feita pela gerente de Educação Profissional da instituição, Patrícia Evangelista, o diretor regional do SENAI, Rodrigo Vasconcelos Alves falou sobre as expectativas com a parceria. “Estou feliz com a possibilidade de fazermos um trabalho ainda melhor na área da Educação Profissional”, disse o gestor.

Participaram, ainda, da reunião entre a SEC e o SENAI o diretor de Empreendedorismo, Inovação e Institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Wendell Machado; a assessora técnica da Superintendência de Políticas para a Educação Básica da SEC, Iará Icó; o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim; o gerente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Formação Inicial e Continuada (PRONATEC/FIC), Fabíola Lustosa; o gerente do Programa Federal MEDIOTEC, Fabiano Lima; os assessores do PRONATEC Alex Topázio, Lucas Pugliese e Dante Bitencourt; a assessora do Gabinete da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ádria Akita; e o gerente de Unidade do SENAI, Ricardo Santos Lima.