Rede estadual de ensino chega a 873 mil matriculados

Mesmo com o encerramento do prazo, as escolas da rede estadual continuam a receber estudantes para a realização das matrículas. Com isso, no início desta segunda-feira (09/03), o número de matrículas subiu para  873.194 alunos. Desde o dia 24/2, quando foi iniciado, o processo aconteceu, nas próprias unidades escolares, de forma simples e ágil, com envolvimento de estudantes, familiares, diretores e funcionários, que utilizaram recursos tecnológicos para facilitar a matrícula, incluindo a possibilidade de realizar o processo pela internet. Quem perdeu o prazo deve se dirigir a uma unidade escolar para efetuar a matrícula.

Teresa Manuela de Jesus, mãe da estudante Isabel Jesus, 15 anos, destacou, durante entrevista à Rádio Excelsior, em Salvador, a agilidade na matrícula para a filha no Colégio Estadual Roberto Santos, no Cabula.  Teresa disse que acredita na escola pública e na preparação da filha para o futuro. “Era o meu sonho trazer a minha filha para estudar nessa escola porque tenho muito boas referências. Ela está na maior ansiedade para começar o ano letivo e disse que vai estudar muito para, no futuro, prestar vestibular para medicina”, contou.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, fez um balanço do processo. “A matrícula na rede estadual transcorreu com muita tranquilidade. Tivemos um desempenho muito exitoso, e isso é reflexo da organização e estruturação da Secretaria da Educação, que transformou o procedimento em uma atividade corriqueira da escola, deixando de ser um transtorno”, afirmou, ressaltando que o ano letivo começa na próxima segunda-feira (9/3).

O secretário lembrou, ainda, o importante papel do Sistema de Gestão Escolar (SGE), da Secretaria da Educação, para a realização da matrícula integrada, que ocorre desde 2007, quando todas as escolas passaram a operar online. “O SGE permitiu um acesso à matrícula com comodidade e segurança para as famílias e os seus filhos”.

Outra particularidade da matrícula da rede estadual é o seu procedimento via internet, por meio do endereço www.educacao. ba.gov.br/matricula2015, disponível para estudantes das redes estadual e municipal que já estão conectados com o SGE. O estudante, atualmente, pode se matricular de casa e, depois, vai à escola levar a sua documentação.

Pelas escolas – Nas unidades escolares da rede de todo o Estado, o atendimento de matrícula contemplou a todos que procuraram uma vaga na rede estadual. A vice-diretora do Colégio Estadual de Itabuna, Cláudia Rosana Soares, destacou o trabalho realizado. “Tivemos uma demanda muito grande durante todos os dias de matrícula. Ressalto a importância da participação dos pais na vida escolar dos seus filhos porque acredito na parceria entre a escola e a família para que tenhamos bons resultados na educação”, afirmou.

No Colégio Estadual Nelson Mandela, no bairro de Periperi, em Salvador, a diretora Olívia Costa também falou sobre a agilidade do processo. “O processo aconteceu de forma muito tranquila, durante todos os dias. Abríamos os portões às 6h da manhã e acomodávamos os alunos e os pais, que fizeram questão de comparecer, acompanhando os seus filhos. Além de termos disponibilizado cinco pessoas a cada turno para agilizar o processo, o sistema contribuiu para a agilidade da matrícula”, relatou a gestora.