Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) é apresentado em congresso na Grécia

O Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado para garantir o Ensino Médio a estudantes que moram em áreas remotas da Bahia, foi um dos destaques do XXV Congresso Internacional em Aprendizagem, realizado entre os dias 21 e 23 de junho, na Universidade de Atenas, na Grécia. Com o seminário ‘O Ensino de História com intermediação tecnológica: uma experiência educacional na Bahia’, o professor Rodrigo Lopes apresentou a metodologia utilizada nas aulas com a utilização de recursos didáticos diversos, como curtas-metragens, música, fotografia e textos, colaborando com uma aprendizagem efetiva de estudantes brasileiros que vivem em áreas rurais e longe das escolas presenciais.
 
O professor do EMITEC e da Universidade Estadual do Estado da Bahia (UNEB), Rodrigo Lopes contou como a iniciativa vem alterando a realidade dos estudantes do interior da Bahia, que tem mais de 3 milhões de habitantes na zona rural, segundo o IBGE. “A qualidade das aulas, com base no interesse natural dos jovens pela linguagem audiovisual, com interação por meio de vídeos e chats, revelou uma queda acentuada na desistência escolar. O difícil percurso para as escolas nas cidades foi minimizado, impactando de forma positiva no acesso, aprendizado e permanência do discente. Tenho certeza que este momento foi riquíssimo, onde ilustrei o trabalho feito no EMITEC despertando o interesse na audiência internacional para que queiram conhecer mais de perto nossa atuação”, destacou.
 
Segundo a diretora do EMITEC, Letícia Machado, o congresso é um excelente momento para divulgar o trabalho realizado pelo programa. “O professor Rodrigo teve este momento para divulgar o desenvolvimento pedagógico do seu trabalho na disciplina de História, por meio da intermediação tecnológica, aliando todo o programa do EMITEC. Esta chance nos proporciona apresentar os bons resultados que estamos adquirindo nestes anos para instituições de educação internacionais”, disse.
 
EMITEC - O Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, garante que os estudantes possam fazer e concluir esta etapa da vida escolar, com a vantagem de estudar perto de casa. As aulas são transmitidas, em tempo real, dos estúdios de TV instalados no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, para as salas de aula instaladas nas comunidades. Desde 2011, quando foi implantado, o EMITEC já formou 32.352 estudantes. Só em 2018, o EMITEC atende a 19.730 estudantes e está presente em 355 localidades de 135 municípios do interior da Bahia. As aulas são realizadas nos turnos matutino, vespertino e noturno e as avaliações são presencias, aplicadas sob a supervisão de um mediador.

Notícias Relacionadas