Ouvidoria Vai à Escola visita unidades escolares em Salvador e Região Metropolitana

Estudantes, professores e funcionários da Escola Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador, e do Colégio Estadual Professora Nadir Ribeiro Copque, em Arembepe, Camaçari, receberam, nesta quinta-feira (17/7), a visita do projeto Ouvidoria vai à Escola. A iniciativa desenvolvida pela Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar na gestão pública, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para a melhoria da educação.

ouvidoria

“O projeto atua no intuito de fortalecer a democracia participativa na escola. Percebemos que conseguimos aumentar significativamente o número de registros na Ouvidoria realizados por não servidores. Antes do projeto, a maior parte da demanda era apresentada por servidores. Hoje, 46,9% dos registros são feitos pela sociedade em geral e 36,1% por servidores”, afirmou o Ouvidor Francisco Neto, citando dados do 2º trimestre de 2014.

Adriana da Silva Barreto, coordenadora do projeto, reforçou o papel da iniciativa, explicando que ela também contribui para a divulgação da função e das formas de acesso à Ouvidoria. “Durante as visitas, nós apresentamos a Ouvidoria à comunidade escolar e divulgamos como essas pessoas podem ter acesso ao órgão para fazer elogios, reclamações, pedidos de informação e sugestões. Nesses encontros, conseguimos levantar as principais demandas da escola, o que faz do projeto um instrumento de gestão”, considerou.

Em 2014, de março a junho, o projeto já visitou 74 escolas na capital e no interior do Estado, com 434 registros, todos já respondidos. A visita é agendada previamente com a diretoria das escolas, que reúne os representantes do colegiado escolar e dos estudantes para que apresentem as demandas da comunidade escolar. “Acho que esse projeto é muito importante porque, às vezes, queremos sugerir alguma melhoria para a escola e não sabemos a quem recorrer”, relatou a estudante Ester dos Santos, 15 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Severino Vieira.

Ouvidoria – O cidadão ainda pode entrar em contato com a Ouvidoria da Secretaria da Educação por meio do telefone gratuito 0800 284 0011, do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), do Portal da Ouvidoria Geral do Estado (www.ouvidoriageral.ba.gov.br), pelo número 162 ou enviar e-mail para ouvidoria@educacao.ba.gov.br. Os interessados podem, ainda, comparecer à sede da Ouvidoria da Educação no SAC Educação, localizado no Instituto de Cacau, no Comércio, para se manifestar pessoalmente. No primeiro trimestre de 2014, a Ouvidoria contabilizou 2.879 registros, sendo que 98% deles foram respondidos em tempo real, em um período de até cinco dias.