Livro de matemática apresenta conteúdo lúdico para crianças em processo de alfabetização

Ensinar matemática para as crianças no processo de alfabetização de forma simples e lúdica é a proposta do livro “Alfabetização Matemática”, construído de forma pioneira por professores da Bahia. O livro será apresentado, pela primeira vez, no 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), de 29 de junho a 01 de julho, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. A publicação será distribuída nas escolas públicas da Bahia como parte do Programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação.

"O material é pioneiro, pois trabalhamos com foco na perspectiva do aluno e sua realidade", Profa. Dra. Eurivalda Santana

A coautora e coordenadora do projeto, a Profa. Dra. Eurivalda Santana, destaca o diferencial da obra. “O material é pioneiro, pois trabalhamos com foco na perspectiva do aluno e sua realidade, que engloba crianças até os oito anos. O livro possui jogos, exercícios lúdicos e contação de histórias que atraem o estudante para o campo da aprendizagem”, explica.

A obra é resultado de um trabalho de pesquisa de professores das universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb), Feira de Santana (Uefs) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. “Além da aprendizagem, o trabalho desenvolvido é orientado aos professores das unidades escolares que passam por formação, inclusive, para tirarem o máximo proveito do material”, ressalta a coordenadora de Apoio à Educação Municipal, Nadja Amado.

Além do livro, a Secretaria da Educação do Estado vai apresentar no simpósio, palestras e mesas-redondas sobre o Programa Estadual de Alfabetização da Idade Certa que integra o Programa Educar para Transformar, e atua em regime de colaboração entre o Estado e os municípios baianos, tendo como meta alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Atualmente, o programa envolve 403 municípios baianos, atendendo a cerca de 400 mil estudantes da rede pública.