Governo da Bahia inaugura sinal digital da TVE no município de Mucuri

Os moradores do município de Mucuri, no Território Extremo Sul, comemoraram, nesta sexta-feira (14), em cerimônia virtual, a inauguração oficial do sinal digital da TVE, sintonizado no canal 10.1. Com esta iniciativa, o Governo da Bahia disponibiliza a programação da TV pública baiana para, aproximadamente, 45 mil pessoas. O investimento foi de R$ 128.688,55, sendo parte do recurso orçamentário oriundo da emenda do deputado federal Valmir Assunção no valor de R$ 96.082,55.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da implantação do sinal digital TVE em Mucuri. "O Governo da Bahia intensificou a ampliação da programação com a TVE para proporcionar aos cidadãos uma transmissão diferenciada. E é importante chegarmos também aos municípios que se localizam nos extremos do Estado, apresentando uma grade que traga as nossas identidade e cultura. Ressalto a importante parceria com o deputado federal Valmir Assunção e a prefeitura”.

O diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, apresentou a programação da TVE Bahia. "Os moradores de Mucuri terão uma vasta programação que envolve cultura, entretenimento, informação e esporte, além de programas infantis, através de produções próprias ou parcerias com reconhecidas TVs públicas do mundo”, enfatizou.

Para a assessora Domingas Farias, que representou o deputado federal Valmir Assunção, a TVE vai contribuir para trazer uma alternativa de canal com qualidade na programação. “Temos uma grande dificuldade de acesso a canais de televisão na região do assentamento Paulo Freire, onde se encontra o Colégio Estadual Alcides Afonso de Souza, e o canal vai ajudar não apenas com entretenimento, mas com formações cultural e política dos jovens”.

O prefeito Carlos Simões falou da parceria que proporcionou a disponibilização do sinal no município. “A comunidade está muito feliz porque terá uma vasta programação de qualidade envolvendo cultura, esporte e informação”.

A diretora Mônica Rodrigues, do Colégio Estadual Jaci Ferreira dos Santos, comentou sobre a expectativa dos estudantes. “Estávamos ansiosos pela chegada da TVE e tenho certeza de que os estudantes vão gostar muito da programação”.

As novas estações de retransmissão digital do sinal da TVE no interior do Estado também já foram inauguradas nos seguintes municípios: Alagoinhas (que atende também Aramari), Catu, Caetité, Itapetinga, Feira de Santana, Ipiaú, Ipirá, Guanambi, Juazeiro, Jequié, Ilhéus, Itabuna, Barreiras, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Cachoeira, Brumado, Araci, Conceição do Coité, Serrinha, Biritinga, Teofilândia, Itaberaba, Irecê, Lapão, Presidente Dutra, Central, Xique-xique, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Itaetê, Paulo Afonso, Barra, Bom Jesus da Lapa (que atende também Sítio do Mato), Macaúbas, Luis Eduardo Magalhães, Brejolândia e Casa Nova.

Programação
A TVE conta com conteúdos diversificados, que vão desde o jornalismo a shows, passando pelos esportes e programas infantis, educativos e culturais. A TV pública da Bahia vem firmando parcerias importantes e, recentemente, passou a exibir em sua grade projetos audiovisuais realizados pelas universidades públicas estaduais e federais da Bahia, além de produções internacionais.

Alguns dos destaques da grade de programação do canal são os programas voltados para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A TVE exibe de segunda a sexta, das 13h às 15h, o programa Estude em Casa, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, além do programa Hora do ENEM, exibido nos mesmos dias, sempre às 18h.

A TVE é vinculada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).