Gestores do Núcleo Territorial de Educação da Região Metropolitana debatem novas ofertas de ensino

Diretores escolares do Núcleo Territorial de Educação da Região Metropolitana (NTE 26) participaram, nesta terça-feira (20), do 2º Encontro de Gestores, organizado pela Secretaria da Educação do Estado. O objetivo foi alinhar informações sobre as ações que as unidades estarão realizando no ano letivo de 2018. Entre os assuntos foram debatidas avaliações, conselho de classe, transparência, projetos e atividades complementares. Presente ao evento, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacou o novo perfil de oferta para a rede estadual e os desafios para a Educação.
 
Segundo Pinheiro, os educadores têm que estar abertos a mudanças para que possam desenvolver novas práticas de ensino na escola. “Muitos professores precisam sair da ‘caixa’ e estarem preparados para mudanças na forma de ensino, para favorecer os estudantes e suas aprendizagens. Com as visitas realizadas em escolas de toda a Bahia, percebemos a necessidade de adequações específicas para cada região ou unidade como forma de motivar os estudantes a frequentarem o espaço de ensino”, destacou.
 
Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
Pinheiro ainda destacou ações da Secretaria da Educação do Estado para apoiar e estruturar as transformações na educação. “A ideia é darmos um suporte para essas mudanças, mas acreditando que todo o conteúdo pedagógico deve vir de nossos educadores. Temos a parceria com o Google, que é a maior com instituições de ensino público do país, realizamos o concurso público para professores e coordenadores pedagógicos, com os resultados prestes a ser divulgados, tem as Escolas Culturais, que promovem projetos estruturantes de arte, cultura e ciência, além da implantação de cursos técnicos de nível médio em escolas regulares. Também temos os Centros Juvenis de Cultura e Ciência que atuam como uma ferramenta para a educação integral, assim como, as reestruturações físicas e de pessoal na rede física” explicou.
 
 
A coordenadora dos NTE´s, Maria de Fátima Costa, da Secretaria da Educação, falou que o encontro também serviu para os diretores tirarem dúvidas sobre questões administrativas que garantem o pleno funcionamento das unidades escolares. “Temos diretores que possuem 10 anos à frente da escola, mas por outro lado, temos aqueles que possuem meses. Então é natural que surjam dúvidas sobre alguns temas corriqueiros na área pedagógica e na administração da unidade. Os gestores também puderam conhecer alguns processos da Ouvidoria da Educação e da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente”, completou.
 
Já a diretora Suzete Bittencourt, do Colégio Estadual Professor Nelson Barros, em Cajazeira, ressaltou a importância do encontro. “É fundamental ouvir e ser ouvido sobre questões e demandas nas escolas. Ainda tivemos, mais uma vez, a honra da presença do secretário Walter Pinheiro para escutar um pouco das nossas necessidades. Na unidade já iniciamos diversos projetos que foram discutidos durante a Jornada Pedagógica, mostrando que essa troca de ideias é benéfica para o crescimento na qualidade da educação”, afirmou.

Notícias Relacionadas