Estudantes de Feira de Santana ganham nova escola inaugurada pelo Estado no bairro de Viveiros

Fotos: Camila Souza/GOVBA
A comunidade do bairro de Viveiros, em Feira de Santana (110 km de Salvador), ganhou uma nova unidade escolar para o ano letivo de 2019. Em cerimônia, nesta quinta-feira (14), o governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, inauguraram o Colégio Estadual Fênix. Com investimento de mais de R$ 2,6 milhões, o prédio conta com seis salas de aula, quadra poliesportiva coberta, laboratório, sala multimídia, cozinha, refeitório, biblioteca e salas de administração e área externa, além de novo mobiliário e espaços climatizados.

O colégio recebeu, ainda, aparelhos de chromebooks, como parte do e-Nova Educação, projeto da Secretaria da Educação do Estado, que está presente em mais de 500 escolas da rede e tem o objetivo de ampliar o acesso dos estudantes a conteúdos pedagógicos associados à tecnologia digital, contextualizando as salas de aula com o século XXI.

“Fico feliz por entregar um novo colégio aqui na cidade, que vai oferecer condições melhores para essa criançada e juventude estudar. Peço que cuidem dessa escola, tanto os profissionais quanto os alunos e também as famílias. Digo sempre que colégio nenhum é do prefeito, governador, vereador ou deputado. A escola é um patrimônio que pertence a toda a comunidade em que está inserida. Portanto, é preciso que seja cuidada e preservada por todos”, afirmou o governador Rui Costa.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou que a inauguração do colégio demonstra os esforços empreendidos pelo Estado para requalificar as escolas e proporcionar um ambiente escolar mais moderno. “Estamos entregando uma nova escola com uma grande estrutura para um bairro que estava precisando muito desta unidade. O objetivo é atender mais de 700 estudantes da localidade com uma infraestrutura e um quadro de professores de qualidade. Então, seguimos na busca da melhoria do ensino e da aprendizagem, contando com a participação de professores, coordenadores pedagógicos, das famílias e comunidade. Esta é nossa expectativa para o Colégio Estadual Fênix”, afirmou.

A diretora Lucidalva Oliveira falou sobre o significado desta entrega para a comunidade escolar. “A antiga escola era localizada em outro bairro e a grande maioria dos estudantes é daqui e a locomoção deles causava um transtorno. Agora, temos amplas salas de aula, uma quadra coberta e um laboratório de Ciências, que era o nosso sonho. Para nós de Viveiros, bairro localizado longe do centro é muito importante esta valorização. Os jovens vão poder desfrutar de um espaço realmente adequado para a aprendizagem”, disse.

Fotos: Darlã do Ouro

O estudante do 9º ano do Ensino Médio, Arielson Santos, 14, falou sobre suas expectativas para o ano letivo no novo colégio. “Agora, poderemos praticar diversos esportes em uma quadra bacana. Com certeza, todos os estudantes estão felizes com a nova escola e motivados para começar o ano com muito gás”, afirmou.

Outras entregas
Para Feira de Santana, Rui também anunciou licitação para a recuperação da pavimentação do acesso entre o bairro Viveiros e o Anel Rodoviário da cidade, no valor de mais de R$ 383 mil, beneficiando 120 mil moradores da região. Ainda durante a solenidade, o governador entregou 22 viaturas para os municípios de Abrantes, Camacan, Curaçá, Dias D’ávila, Ibotirama, Ipiaú, Lençóis, Medeiros Netos, Porto Seguro, Seabra e Valença. Foram investidos R$ 536,54 mil para a aquisição dos veículos.