Em live, SEC debate a Educação Profissional e Tecnológica com professores e pesquisadores da UFF e UERJ

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta sexta-feira (11), a live “Educação Profissional e Tecnológica em debate – Ensino Médio: ciência, trabalho e cultura”, dirigida a professores dos cursos técnicos da rede. A atividade virtual teve como objetivo ampliar a discussão sobre a construção do currículo do Ensino Médio, e o fortalecimento da EPT, por meio da formação continuada dos profissionais da Educação. A atividade foi transmitida no Canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e pode ser assistida no https://bit.ly/3pSy1nC.  
 
O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Educação da SEC, Ezequiel Westphal, falou sobre a importância da reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica atual, na perspectiva do Ensino Médio. “Discutimos com professores, pesquisadores e autores renomados sobre questões cruciais do processo de integração da Educação Profissional e o Ensino Médio, dentro da articulação entre as ciências, o trabalho e a cultura. 
 
Convidada como palestrante, a professora titular e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maria Ciavatta, iniciou sua exposição perguntando ao público presente se considera utópica a articulação entre trabalho, educação, cultura e ciência. “A ideia de utopia, neste caso particularmente, se refere a resistir na luta pela transformação, pela criação de novas formas de vida social, tal como a política de ampliação da articulação da Educação Profissional com o Ensino Médio, no sentido de uma escola unitária e politécnica”, pontuou. 
 
Também abordaram o tema o professor e pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Gaudêncio Frigotto, e a professora e pesquisadora da UERJ/ Fiocruz, Marise Ramos. Participaram da live professores, estudantes e representantes do Instituto Anísio Teixeira, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e do Instituto Federal do Paraná (IFPA), entre outras instituições.

Notícias Relacionadas