Egressas da rede estadual falam sobre o Primeiro Emprego com o governador Rui Costa

Palavras-chave:
Fotos: Carol Garcia/GOVBA
O Programa Primeiro beneficia egressos dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino com a primeira experiência profissional em estruturas do Estado, na iniciativa privada e no terceiro setor. Nesta terça-feira (17), as técnicas de nível médio Ailana da Silva Conceição e Maiane Oliveira, contempladas pelo programa, foram recebidas pelo governador Rui Costa e pelo subsecretário de Educação, Danilo Souza, na sede da Governadoria, quando falaram sobre o impacto desta experiência em suas vidas.
 
 Ailana da Silva Conceição, 20 anos, fez o curso técnico em Logística, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho. Ela concluiu em 2018 e, em junho de 2019, passou a atuar na Subsecretaria da Secretaria da Educação Estado (SEC), pelo Primeiro Emprego. No setor, ela trabalha com o Levantamento Situacional Escolar (LSE), um sistema da SEC que mapeia situações das escolas, desde a infraestrutura e equipamentos até o pedagógico. 
 
 
A técnica em Logística falou sobre a importância do Primeiro Emprego para a sua vida. “Esta experiência profissional do Programa Primeiro Emprego está sendo de grande importância para o meu desenvolvimento não apenas como profissional, mas também como ser humano. Minha visão de mundo ficou mais ampla. Ter um propósito diário, fazer o bem e realizar as minhas atividades com responsabilidade, somando tudo, é excepcional”, afirmou Ailana, que também está fazendo o curso de Letras com Inglês, na Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
 
Maiane Oliveira, 27 anos, outra beneficiária do Primeiro Emprego, fez o curso técnico de nível médio em Segurança do Trabalho, no CEEP Irmã Dulce, localizado em Simões Filho. Ela concluiu o curso em 2016 e passou a atuar no Primeiro Emprego em 2017, no Arquivo Central da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB). “Eu estou trabalhando na área, com inspeções, criando ciclos de atividades de prevenção, fazendo o monitoramento a exercícios de segurança de trabalho, dentre outras coisas. O Primeiro Emprego é uma grande oportunidade de inserção no mundo do trabalho”, afirmou.
 
O curso, completou Maiane, foi importante para o seu amadurecimento pessoal e profissional, bem como para a sua autonomia financeira. “Eu estava desempregada e só arrumava trabalhos temporários no administrativo e em vendas. Com o Primeiro Emprego, tive a carteira assinada e estou podendo atuar na minha área”, disse ela, que mora com a mãe, que está desempregada, e o Primeiro Emprego tem sido a única renda da sua família, atualmente.
 
O governador Rui Costa destacou a importância desta política para a juventude. “O Primeiro Emprego é um programa que já contemplou quase 18 mil jovens da rede estadual que concluíram um curso técnico e em janeiro vamos abrir de três a quatro mil novas vagas, portanto é importante que os alunos atualizem o seu cadastro em suas escolas". Rui falou, também, sobre a idealização do programa: "Desde que resolvi criá-lo,  queria alcançar duas metas: acender uma luz no final do túnel para a juventude que termina o segundo grau, e tem logo o sentimento de ajudar a sua família que passa dificuldades, e melhorar o rendimento escolar desses estudantes, já que quando se abre as oportunidades para o jovem ele se dedica mais aos estudos. É emocionante e transformador ouvir os depoimentos de jovens como Ailana e Maiane. Fico muito feliz que programas como este, bem como o Mais Estudo e outros, mudem a vida dessa juventude”.

Notícias Relacionadas