Educar para Transformar amplia Educação Profissional

A Educação Profissional é um dos eixos do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, lançado pelo Governo da Bahia para melhorar a qualidade da educação por meio de uma rede de parcerias entre o Estado, municípios, educadores, gestores, famílias, universidades, empresas e organizações sociais. Com a inclusão da Rede Estadual de Educação Profissional entre as prioridades do programa, o objetivo é tornar a Educação Profissional cada vez mais acessível aos jovens e trabalhadores na Bahia.

Como a oferta de cursos já acontece em alinhamento com as demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos 27 Territórios de Identidade, a proposta da Educação Profissional no Educar para Transformar é a de que esta oferta também atenda às demandas específicas dos municípios. Um iniciativa, nesse sentido, é o Pronatec na Educação de Jovens e Adultos. Também está prevista a formação de técnicos em políticas públicas para atuarem em municípios e em consórcios municipais, no apoio às escolas municipais.

Primeiro Estágio
Como parte do programa Educar para Transformar, o governo do Estado anunciou o programa Primeiro Estágio. O objetivo da iniciativa é atender a estudantes da rede estadual com estágios em empresas privadas e públicas, órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos, desenvolvido em articulação entre as secretarias estaduais da Educação, Administração (Saeb), Trabalho, Emprego e Renda (Setre), Desenvolvimento Econômico (SDE), Desenvolvimento Rural (SDR), Turismo (Setur), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Casa Civil e Voluntárias Sociais. O estágio visa preparar os jovens e trabalhadores para uma inserção social e cidadã no mundo do trabalho. Trata-se de uma experiência enriquecedora para estudantes como Lorrana Valentina de Jesus, de 19 anos, que está concluindo o curso Técnico em Enfermagem, no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (Cetep), em Santo Antônio de Jesus. “Estagiei durante um ano e meio e percebi, na prática, a importância do curso Técnico em Enfermagem. Pretendo tirar o registro de profissional e investir numa graduação na área de saúde”.

Profuncionário
Além das ofertas em diferentes formas de articulação, iniciativas serão voltadas a públicos específicos, como é o caso do Profuncionário, programa federal de Educação Profissional a distância. Por meio desta iniciativa, funcionários da educação pública (estadual e municipal) passarão por formação. O programa atende a funcionários em efetivo exercício e com habilitação compatível com a atividade que exerce na escola por meio de cursos que serão iniciados em 2016 nos 71 Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, instalados em 56 municípios baianos. A meta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é contemplar, até 2018, 20 mil funcionários.

Pronatec/EJA
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) beneficia mais de 11 mil estudantes da rede estadual que fazem os cursos de qualificação em outro turno. Com o Educar para Transformar, o Pronatec chegará, também, aos jovens, trabalhadores e desempregados, por meio da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Educação Profissional com Intermediação Tecnológica
Possibilitar a formação de jovens e trabalhadores que moram em áreas remotas da Bahia é outra proposta prevista no Educar para Transformar, por meio de recursos tecnológicos já utilizados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A ação deve ocorrer em articulação com o Ensino Médio com Intermediação Tecnológia (EMITec) por meio do qual, a rede estadual de ensino garante que estudantes que moram na zona rural e outras áreas distantes dos centros urbanos, concluam o ensino médio. O EMITec alia tecnologia e interatividade, com aulas transmitidas via satélite, em tempo real, do Instituto Anísio Teixeira (IAT) para as telessalas, nas diferentes localidades do interior. O sistema permite a interlocução dos alunos com os professores e a comunicação via chat.